terça-feira, 10 de maio de 2011

A Simplicidade da Salvação

Dr. Peter Ruckman

                   Abram suas Bíblias na segunda epístola aos Coríntios 11:1-3, que diz: “Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
         Gostaria de chamar sua atenção para a parte final do verso 3 que diz: “... e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
         Certa vez Bob Jones me falou: “você vai ver, Peter, que poucas pessoas hão de seguir você na forte ênfase que você dá”. Não entendi o que ele quis dizer com isso. Quanto a mim, não estava enfatizando coisa alguma tão fortemente. Ele disse: “algumas vezes, você sabe, é uma boa idéia lembrar-se que as pessoas podem usar um pouco de leite bem como carne, e as pessoas podem sempre usar um pouquinho de leite para alguma coisa”.
         Com isso em mente, eu gostaria de transmitir esta mensagem sobre a simplicidade da salvação.         O texto diz que Paulo estava preocupado com as mentes das pessoas que estavam sendo afastadas da simplicidade de Cristo e do Seu evangelho. Você sabia que o evangelho é tão simples que a maioria das pessoas jamais será salva? As pessoas gostam de coisas complicadas. A salvação não é complicada. Um famoso pregador disse: “a simplicidade é o traje mais típico do evangelho”. Com isso ele quis dizer que a verdade parece mais bem vestida quando se apresenta de maneira compreensível.
         Existe um velho ditado que diz o seguinte: “certo dia a verdade e o erro estavam nadando. Enquanto nadavam, o erro saiu e roubou as roupas da verdade. A verdade ficou nua e desde então assim permanece”. Por causa disso o erro sempre tem aparecido como verdade por estar vestido com as roupas erradas. Contudo, a verdade sempre pode ser identificada porque está despida. Isso quer dizer que a verdade é algo meridiano e fácil de ser captado.
         Nossa política de governo, hoje em dia, trabalha desse modo: se algo é difícil, torna-o mais difícil ainda. Se não é muito difícil, então o torna confuso. E se já é muito difícil, torna-o impossível! É esta a nossa política de governo. Vamos tomar como exemplo a mistura de raças e a integração forçadas. É uma situação impossível. Isso é mais difícil e complicado que tudo que já foi visto nesta vida. Jamais vai funcionar, como nunca funcionou. Nada pode ser mais inviável. Um velho provérbio assim dizia, antigamente: “Se não faz sentido, então é porque tem rabo de coelho no meio” . Sempre que se ouve falar de  “racionamento ou falta de energia”, e se descobre que o governo está gastando cinco milhões de dólares diariamente em combustível para os ônibus escolares, é porque algo está errado, amigo. Não estou de brincadeira.
         Nós, os pregadores, algumas vezes ganhamos a reputação de tornar a salvação tão difícil que a pessoa tem de se tornar maratonista de uma corrida dificílima para alcançar o Calvário. Graças a Deus nunca fui culpado desse tipo de pecado. Torno muito difícil um cristão viver para Deus. Nisso concordo com você. Concordo em que ponho muito obstáculo possível no sentido de testar o seu discipulado. Mas quando se refere à salvação, acho que é tão fácil como trazer de volta lembranças do passado. É isso mesmo.
         Deus torna fácil a salvação por causa do Seu amor. Diga-me uma coisa: se você estiver separado de sua esposa (ou esposo) agora mesmo, (como deve ser o caso de alguns) e você a ama, será que iria dificultar bem as coisas no sentido de voltar para ela e acertar tudo? Imagine um homem que ama a esposa dizendo: “Está bem, vou lhe dizer, querida, vamos acertar as coisas, contanto que você prometa fazer isso e aquilo...” Ora, o amor sempre facilita as coisas.
         Vocês, mulheres, se estiverem separadas dos maridos que amam, será que vão exigir uma porção de coisas como: “Só volto se você prometer que vai me ajudar a lavar a louça toda noite, que vai consertar o vidro da porta e jamais vai levantar a voz contra mim...”  Esta não é a linguagem do amor. Quando você me diz que é difícil ser salvo, respondo que perdeu o juízo. Se alguém o amasse tanto, a ponto de morrer por você, será que isso dificultaria o seu acesso até Ele? 
         Jesus disse: “...Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mateus 9:13-c) e “porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Você já viu alguém procurando uma criança que se perdeu? O jornal publica a história de um garotinho ou garotinha que se perdeu. Então surgem milhares de pessoas para ajudar a localizar a criança perdida. A cidade inteira se envolve. Procuram no matagal, levam cães farejadores, mobilizam o departamento policial e a patrulha rodoviária e se esfalfam até encontrar a criança. Isso é o que sempre acontece. Agora imagine um pecador perdido que está indo para o inferno. O Senhor veio para buscar e salvar o que se havia perdido. Será que Ele vai dificultar-lhe as coisas? Será que veio dificultar-lhe a volta? As pessoas nunca usam a cabeça. Acho que muitos problemas com as pessoas salvas provêm de sua justiça própria. Depois de terem sido salvas, olham para trás e dizem: “Quem sabe eu deveria ter feito algo para consegui-lo?”

3 comentários:

  1. paz do Senhor irmão Gerson. bonito os seis cilindros, banco em couro. bota o carro na estrada e vem visitar o irmão Rogério aqui no Juquiá.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz irmã Scarlet,

    naquele dia que vocês foram louvar no Ulisses (sábado), eu ia lhe dizer que eu convidei o irmão Selmo para ir visitar seu pai, pois o estudante quem estamos fazendo um grupo de crescimento não estava em casa, então o irmão Selmo me pediu para irmos a outro lugar, realmente eu não esqueci do seu pai, por favor, não fique chateado comigo, sei que devo uma visita para ele e vou fazer, uma coisa, embora o meu carro tenha banco de couro não dou a menor bola pra isso, eu já coloquei o meu carro em vários lugares a serviço do reino ok?

    Vejo que você está ficando uma menina esperta.

    Me entenda, houve alguns momentos em que deveria visitar seu pai mas as circunstâncias não permitiu.

    Não me esqueci dele não, só não fui falar com você algumas vezes no Ulisses porque sei que estou devendo isso e parece que você está triste com isso.

    Como você descobriu o meu Blog?


    Judas 1:3

    siga-me nesse endereço que é oficial

    www.correa62.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Diga pro seu Pai que eu deixo esse versículo para ele meditar.

    Tiago 1:12

    ResponderExcluir